Ford Focus ST Forum banner

Código de erro P0069 no Forscan

9.7K views 15 replies 6 participants last post by  Alb  
#1 ·
Olá,

Recentemente, tive um erro P0069 que o Forscan parece apontar para um problema no sensor MAP / BARO. Meu carro é um ST 2.0 diesel de 2015, não modificado. Assumindo que eu precisaria substituir o sensor MAP, entrei em contato com meu revendedor que disse que não consegue encontrar a peça listada, o que me preocupa um pouco, então estou pedindo um pouco de ajuda aqui.
Em primeiro lugar, meu veículo realmente tem um sensor MAP e, em caso afirmativo, onde posso encontrá-lo para substituí-lo?

Estranhamente, também recebo um erro relacionado ao ABS, que estou presumindo que deve estar relacionado de alguma forma.

Nesta fase, todos e quaisquer conselhos seriam muito valorizados.

Muito obrigado

#4 ·
Ah, ok. Recentemente tive que substituir a bateria, pois o carro ficou parado tanto tempo depois da COVID que acabou estragando. Portanto, pelo que sei, a bateria 'deveria' estar boa, mas talvez o aterramento ou algo assim?

Obrigado pelo feedback.
Você fez uma redefinição do sistema de gerenciamento da bateria? Depois de substituir a bateria.

#5 ·
Olá a todos - fiz mais alguns trabalhos. Substituí a bateria de substituição por um equivalente Ford VARTA e fiz uma redefinição do sistema de gerenciamento da bateria, acho, e usei o FOrscan para limpar os códigos. Achei que tudo estava resolvido, mas não tive sorte, receio. Redefini o código no Forscan e levei o carro para um bom e longo passeio, o código não apareceu enquanto o carro estava dirigindo e o carro dirige normalmente. Somente quando o motor é desligado e deixado por alguns minutos - o motor reinicia e a falha aparece imediatamente. O código P0069 é sempre acompanhado pelo código U0401 (ABS), o que parece estranho. Alguém pode me dizer onde posso encontrar o sensor MAP para que eu possa verificar se o sensor em si está situado corretamente e a fiação está boa? Quaisquer outras dicas seriam muito bem-vindas neste momento antes de eu ter que levá-lo aos revendedores :(

#6 ·
Olá a todos - Fiz mais algum trabalho. Substituí a bateria de substituição por um equivalente Ford VARTA e fiz uma Reposição do Sistema de Gerenciamento da Bateria, acho que sim, e usei o FOrscan para limpar os códigos. Eu pensei que tudo estava resolvido, mas não, infelizmente.
Eu redefini o código no Forscan e levei o carro para uma boa e longa viagem, o código não apareceu enquanto o carro estava dirigindo e o carro dirige normalmente. Somente quando o motor é desligado e deixado por alguns minutos - o motor reinicia e a falha aparece imediatamente.
O código P0069 é sempre acompanhado pelo código U0401 (ABS), o que parece estranho. Alguém pode me dizer onde posso encontrar o sensor MAP para que eu possa verificar se o sensor em si está situado corretamente e a fiação está boa?
Quaisquer outras dicas seriam muito apreciadas neste momento antes de eu ter que levá-lo aos revendedores :(

Muito obrigado

Mark
Pressão do óleo

a barra de pesquisa é sua amiga 🥰

#8 ·
Olá - obrigado por toda a sua ajuda até agora - no entanto, não estou muito mais perto. Encontrei aqui um ótimo guia sobre como limpar o sensor MAP, então fui em frente e removi o farol conforme instruído. Eu dei uma boa olhada naquela cavidade, mas não havia nada que se assemelhasse às imagens do guia - então, infelizmente, não estou mais perto de encontrá-lo. Só para lembrar, meu motor é um 2.0 TDCi, pelo que entendo. Mais alguma ideia sobre onde posso encontrar este sensor MAP chato?

Saudações

#10 ·
Hmm - essa pode ser uma possibilidade. No entanto, o FORScan jura que é uma falha no sensor MAP e a leitura em tempo real diz que a leitura MAP é de 121 kPA, o que, ao que tudo indica, é bastante alto.
A concessionária Ford não tinha um listado, mas a Eurocarparts está entregando um amanhã :)

Veremos o que chega pelo correio e veremos se consigo encontrar algo no motor que se pareça com isso. Eu vi uma foto de um motor Mondeo 2.0 TDCI com o MAP bem perto do coletor, então posso começar a procurar nessa área.

Mais uma vez, obrigado a todos pela ajuda até agora. Se eu descobrir o fundo disso, atualizarei este tópico.

Saudações

#13 ·
Olá a todos - a peça nova recebida e instalada, o erro no Forscan foi limpo, mas infelizmente o erro voltou quase imediatamente. Existe alguma rotina de reinicialização que eu deva realizar ou quaisquer outros sensores do tipo MAP que possam precisar ser analisados? Alguém pode aconselhar?

Só para referência (e estou assumindo que é por isso que o carro está exibindo o erro) -

MAP - 120,0 kPA em marcha lenta (reduzindo sob carga)
BARO - 102,0 kPA em marcha lenta

Saudações

#14 ·
Olá a todos - bem, marquei o carro para diagnóstico para esta quinta-feira. No entanto, liguei o carro no sábado de manhã e o erro de controlo de tração não apareceu e também alguns quilómetros numa viagem de teste a luz de aviso do motor também desapareceu - não tenho a certeza se o carro precisava de reaprender o novo sensor ou se foi em resposta a levá-lo à oficina que o fez redefinir-se!!

O carro ainda vai ser visto, pois obviamente algo o acionou em primeiro lugar. Avisarei se a oficina encontrar alguma coisa.

Mais uma vez, obrigado por toda a vossa ajuda e conselhos até agora.

#15 ·
Olá a todos - o carro está em diagnóstico há alguns dias, mas ainda não é conclusivo, no entanto, ele mencionou que as coisas estão apontando para um problema com o controle eletrônico do acelerador. Isso significa possivelmente o sensor de posição da borboleta? Eu estava apenas me perguntando quais poderiam ser os custos potenciais das peças - parece assustador